26 de janeiro de 2010

"Os dez mandamentos do professor"
1- Amar a Deus, a criança, a vida.
2- Não se irritar em vão, ao contrário, ter paciência.
3- Guardar o respeito devido à personalidade infantil.
4- Honrar a virtude; dar sempre à criança o exemplo da caridade, da justiça, da humanidade.
5- Não matar a iniciativa e o entusiasmo infantil.
6- Ter a alma aberta aos ideais elevados e o coração sensível aos mais puros afetos.
7- Não se furtar aos trabalhos.
8- Não pôr dificuldade à manifestação espontânea das tendências e interesses infantis, mas, ao contrário, favorecê-los, para melhor dirigi-los.
9- Não pretender fazer tudo em um só dia. A educação é obra de persistência e continuidade. Em educação, perder tempo é, muitas vezes, ganhá-lo.
10- Não cobiçar elogios e honrarias, nem sequer compensação, mas trabalhar na certeza reconfortante de estar realizando obra de mérito e de contribuir para a felicidade dos homens e dos povos

15 de janeiro de 2010

Planejamento para 2010

Um bom planejamento evita problemas posteriores, sendo assim a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar.
Não perca tempo com dinâmicas de grupo e leituras de texto de "motivação" - práticas que não levam à melhoria da aprendizagem. A maneira mais eficaz de estimular a equipe é garantir um bom ambiente de trabalho e compartilhar metas.
Definir os caminhos que serão tomados,organizar conteúdos,escolher atividades e sonhar com o novo Ano que se inicia!!!
O Planejamento é essencial para um bom trabalho!