28 de setembro de 2010

Animais aquáticos

Listamos os animais aquáticos e todos os dias tentamos encontrar os nomes que já conhecemos:



Partimos do Reino das águas Claras e falamos sobre o Príncipe Escamado:
Os desenhos que ilustram nosso mural foram feitos pelos alunos:


Peixes feitos com pratinhos de papelão:









26 de setembro de 2010

Aprendendo sobre a água

Estamos fazendo várias experiências para conhecer as propriedades da água e estimular a elaboração de hipóteses das crianças:

Observamos um gelo colorido derretendo na água:



Listamos os objetos que usamos para saber o que flutua e o que não flutua:


Experimentamos a água do mar e a água doce:



Experimentamos diversos materiais para ver o que afunda:


Ao fazer as experiências anote as observações feitas pelas crianças.Ao iniciar qualquer experimento científico, pergunte às crianças o que elas pensam que vai acontecer. Depois compare o experimento e os resultados. É incrível como muitas vezes as crianças já sabem o que vai acontecer.O valor de fazer o experimento é validar e quantificar o que muitos deles já observaram. Após o término do experimento revisar o que foi escrito com as crianças para mostrar o que aprenderam;Os conceitos podem ser complexos mas os exemplos simples estão ao nosso alcance!!
As crianças são curiosas e querem saber como as coisas funcionam!A Ciência é pura diversão!!

Animais aquáticos

Iniciamos o trabalho sobre a água falando dos animais que vivem nos mares e rios !
Segue abaixo algumas sugestões(retiradas da net) para confeccionar os animais aquáticos utilizando sucata :







15 de setembro de 2010

Naturágua


Adorei essa música e meus alunos também,ela está no cd Tchibum"A grande trilha da água (Palavra Cantada):

Naturágua(Sandra,Paulo e Luiz Tatit)

Quem é que nasce na colina?
Escorrega lá de cima;
Quando chega aqui embaixo é maior que uma piscina?
Quem é que nasce nas colinas
Nas colinas do Brasil
Molha todas as cidades
Como é o nome? Rio
Quem é que cai lá do céu
Cai e corre para o rio
Para o rio levar ao mar
Que vai devolver pro céu
Quem é que cai lá do céu
E cai bem como uma luva
Pois não deixa a terra seca
Como é o nome?Chuva
Quem é a mãe da plantação
Da laranja laranjeira
Quem se esconde pelos canos e aparece na torneira
Quem é a mãe da plantação
Lava a roupa e lava a mão
Lava até a nossa alma
Como é o nome?
Água, água Quem tem sede sabe como faz bem
Água, água até o rio bebe água também!
No site:

http://www2.natura.net/Web/Br/hotsite/nature2010/inspire.html tem algumas músicas!Clique nas gotinhas!

Para conhecimento do professor é interessante dar uma lida nos textos oferecidos pela Nova Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/caminho-aguas-490504.shtml

14 de setembro de 2010

No Reino das Águas Claras




A Grande História


Palavra Cantada
Composição: Sandra Peres, Paulo e Luiz Tatit



Natureza é vida, vida que há em nós
Que há em nossos país e nossos avós
Natureza é mais que plantas e animais
É pura vibração que se refaz

Água corre e vem molhar
As florestas e oceanos
Água corre e vem molhar
O planeta onde moramos

Água cai do céu é chuva
Cai da pedra é cachoeira
Água cai nas mãos e lava
quando abrimos a torneira

Se a água é do mar
A lua é que atrai
Na onda vai e vem
No rio ela só vai
E quando chega em mim
Me sinto muito bem
Eu quase viro peixe e vou nadar também.


Iniciaremos o projeto partindo do episódio/livro "O Reino das Águas Claras" de Monteiro Lobato e falaremos dos diversos assuntos ligados a água:

Reino das Àguas Claras:onde se passa a história,quais os personagens,quem mora debaixo dágua(a aranha?A Emília?O peixe?).Separar os animais que vivem na água e os que não vivem;

*Animais do fundo do mar; Onde encontramos água;Sons da água(cachoeira,chuva,onda);Propriedades da água;Confecção de um Aquário de papelão;Animais aquáticos em extinção(baleia-jubarte,peixe-boi);
*Filme:”Procurando Nemo”

*Quem precisa de água e para quê?A importância da água para as plantas;

*Usando a água que chega em casa;Dicas para economizar água;Vamos salvar os rios?(poluição dos rios)

*Cuidado com a água parada(dengue);Doenças da água suja;Ciclo da água;

Sugestões de experiências:
-Transformação da água:gelatina,gelo,gelo derretendo;
-Enchendo vasilhas,carregando a água;-enchendo em potes com furos(o que acontece?)
-Água colorida/água suja/água limpa
-Dar banho em bonecas,lavar panelinhas;-Brincar com a água;
-Fazer bolinhas de sabão;-Brincadeiras com bexigas cheias de água;
-O que derrete e o que não derrete na água;
-Quantos copos de água cabem na jarra? no balde?Onde cabe mais?
-Quem enche primeiro?

Sugestões de livros:
O peixinho/ Contando peixinhos
A baleia(Claudio Feidman))
Quantos peixes tem no mar?
Aprendendo a contar no mar
Brincando no fundo do mar
Ciro ,o caranguejo
Procurando Nemo
Tubarão que tinha medo das profundezas

5 de setembro de 2010

Sítio do Picapau Amarelo


Ainda falando de Monteiro Lobato,olha só que fofura ficou o Saci que fizemos de potinhos de yakult,tnt e guache,tudo feito pelos alunos....A alegria de confeccionar o seu próprio boneco ficou estampado no rostinho de cada um!Nesta atividade,trabalhamos a criatividade(cada um criou o seu ,a coordenação motora(uso da tesoura.manuseio da cola colorida para fazer os olhos e a boca).





A turma do integral fez o Rabicó de dobradura:






O pré I recortou e colou o cabelo da Emília:




Também conhecemos o "marmelo",essa fruta de polpa firme que cantarolamos na música do Sítio:

"Marmelada de banana.

bananada de goiaba,

goiabada de marmelo....

Sítio do Picapau Amarelo"