13 de abril de 2011

Brincadeira é coisa séria

Todos sabemos que Brincar é uma das estratégias fundamentais na organização do nosso trabalho pedagógico, já que é uma atividade específica da infância e decisiva para o desenvolvimento das crianças.

Sendo assim, nada mais justo do que iniciar o ano resgatando algumas brincadeiras que acabam sendo esquecidas neste mundo tão informatizado. Brincadeiras que fizeram parte da infância dos nossos avós e que ficaram esquecidas! Brincadeiras que divertem e trazem a simplicidade da infância!
Explorando imagens
Fizemos uma lista com o nome das brincadeiras que conhecíamos e combinamos de brincar cada dia com uma!

Próximo ao Carnaval, falamos também sobre brincadeiras que envolvem a dança, como por exemplo, a dança das cadeiras e estátua.
Nesses primeiros meses demos ênfase para brincadeiras com o corpo e com a água. Exploramos partes do corpo, brincadeiras como Passa Anel (utilizam as mãos) e Amarelinha(utilizam os pés). Registramos as regras das brincadeiras: as crianças ditavam e a professora escrevia.

Agora vem a melhor parte: as crianças levaram uma pesquisa para fazer com os avós e eles contaram quais eram os seus brinquedos preferidos quando eram pequenos. Muitos brinquedos esquecidos foram lembrados: pião, bolinha de gude, três-marias (também conhecida como cinco-marias), bambolê, boneca de pano, bola de meia, carrinho de madeira, cavalinho de pau, entre outros.


Registrei o nome da cada brinquedo e contamos quantos votos cada um teve. Para que as crianças tivessem uma noção maior de quantidade transferi as informações para um gráfico de barras e separamos os brinquedos por quantidade de votos. Comparamos como eram os brinquedos na época dos avós e como eles são atualmente e combinamos de construir alguns durante o mês! Já fizemos cavalo de pau e bola de meia.
Gráfico com o resultado da pesquisa

A próxima proposta é que as crianças construam brinquedos com os pais em casa e depois tragam para mostrar aos amigos!


Brincando de passa anel

Um comentário:

  1. Adorei o blog e o projeto, minha monografia da educação teve o mesmo título... Ainda bem que não estou sozinha ... Beijos
    Maristela do blog http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!