28 de abril de 2011

Dia Nacional da Educação


Então hoje,dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Educação e aproveito para fazer uma reflexão: Qual o papel do professor na educação atual? O que está acontecendo com essa profissão tão importante?
Acredito muito na grande valorização da Educação,como era antigamente: professores respeitados pelos alunos e principalmente pela sociedade.
Valorizar a Educação está intimamente ligada na valorização do profissional da Educação. Infelizmente o que temos assistido na mídia e presenciado no dia-a-dia é o grande desrespeito ao Professor. Muitos são agredidos tanto fisicamente como verbalmente e nada podem fazer.Tenho amigas que já levaram tapas no rosto ao pedir a um aluno que fizesse o seu trabalho.Uma pessoa muito próxima a mim, foi chamada de vários palavrões na frente de outros alunos. Ontem,em uma comunidade do orkut que participo, pude ler relatos de diferentes situações onde o professor era agredido por crianças de várias idades. 
Esse tipo de agressão é mais comum que imaginamos...e não existe punição aos agressores pois é direito da criança e adolescente frequentar a escola. Afasta-se o professor, mas o aluno continua lá e ainda sente-se vitorioso.
Pois é, os valores se inverteram e no dia Nacional da Educação pouco se tem a comemorar!
Acho que a sociedade está começando a perceber como é importante reconhecer o trabalho do professor e ver pessoas comuns, celebridades e educadores de peso falarem sobre o Professor me faz ver uma luz lá no final do túnel! Consigo visualizar que um dia o Professor terá o devido valor! 

O site Educar para crescer colocou vários depoimentos de pessoas conhecidas falando sobre a importância da educação na sua vida.Vale a pena dar uma lida:  http://educarparacrescer.abril.com.br/depoimentos/

O blog  "A vida como a vida quer"  apóia  a Campanha "Todo bom começo tem um bom professor" e
divulga um  vídeo que chega a nos emocionar:



São atitudes como essas que nos fazem seguir em frente e ACREDITAR num futuro melhor para o profissional da Educação!
Aproveito esse momento desabafo para agradecer de coração a todos que de uma forma ou de outra acreditam no professor e colaboram para a melhoria da Educação no Brasil!
E viva o Dia Nacional da Educação!

27 de abril de 2011

O pião entrou na roda


O brinquedo da semana passada foi o PIÃO. Na pesquisa  que fizemos sobre brinquedos e brincadeiras preferidas do tempo dos avós, ele teve 3 votos.Algumas crianças já tinham visto piões de plástico ou luminosos, então mostrei o pião de madeira:criei uma expectativa colocando o pião em uma caixa surpresa e cada um foi segurando a caixa e falando suas hipóteses. Depois tentaram descobrir com as mãos o que estava dentro da caixa.


Observamos o pião, falamos do que era feito. Contei que as crianças faziam grandes competições entre os amigos da rua e que existiam manobras diferentes com os piões.
Após explorarmos o pião de madeira, mostrei um pião sonoro e luminoso e comparamos os dois.


Ouvimos a música  "O pião entrou na roda" e fizemos o registro escrito da letra. Encontramos e colorimos a palavra PIÃO , falamos sobre letras iniciais e sons;Colorimos um pião com cola colorida. Cada um desenhou o seu pião e escreveu a nova palavrinha aprendida! 

19 de abril de 2011

Quadro "Jogos Infantis" de Pieter Bruegel

Dentro das atividades do Projeto "Brincadeira é coisa séria",levei aos alunos o quadro Jogos Infantis de Pieter Bruegel para que eles pudessem observar a obra e identificar algumas brincadeiras conhecidas por eles.
Apresentei a réplica do quadro,e antes mesmo de dizer que ele era antigo, já falaram que eram brincadeiras do tempo dos avós(relacionando a pesquisa que tínhamos feito dias atrás). Então,expliquei que a obra foi pintanda por um artista que viveu no século XVI, há muitos e muitos anos...mais antigo ainda (1560) que os nossos avós.

O quadro representa algumas brincadeiras (ao todo são 84) e algumas foram reconhecidas por eles: bolinha de gude, corda, pião, pula carniça, bambolê e cinco-marias. Outras aguçaram a curiosidade e eles queriam descobrir quais eram. Fui explicando algumas que havia pesquisado (sim, o professor de Educação Infantil tem que pesquisar muito mesmo, estar preparado para alguns questionamentos),infelizmente não descobri todas as brincadeiras ilustradas, mas as que sabia, fui explicando a eles: maria-cadeira, cabra-cega,cabo de guerra, boca-de-forno (fonte de pesquisa em http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/brinca8.htm).



A exploração do quadro serviu para que as crianças percebessem que no mundo todo e em todos os tempos, as brincadeiras sempre estiveram presentes. E principalmente,que para brincar e se divertir,os brinquedos não precisam ser comprados.

13 de abril de 2011

Brincadeira é coisa séria

Todos sabemos que Brincar é uma das estratégias fundamentais na organização do nosso trabalho pedagógico, já que é uma atividade específica da infância e decisiva para o desenvolvimento das crianças.

Sendo assim, nada mais justo do que iniciar o ano resgatando algumas brincadeiras que acabam sendo esquecidas neste mundo tão informatizado. Brincadeiras que fizeram parte da infância dos nossos avós e que ficaram esquecidas! Brincadeiras que divertem e trazem a simplicidade da infância!
Explorando imagens
Fizemos uma lista com o nome das brincadeiras que conhecíamos e combinamos de brincar cada dia com uma!

Próximo ao Carnaval, falamos também sobre brincadeiras que envolvem a dança, como por exemplo, a dança das cadeiras e estátua.
Nesses primeiros meses demos ênfase para brincadeiras com o corpo e com a água. Exploramos partes do corpo, brincadeiras como Passa Anel (utilizam as mãos) e Amarelinha(utilizam os pés). Registramos as regras das brincadeiras: as crianças ditavam e a professora escrevia.

Agora vem a melhor parte: as crianças levaram uma pesquisa para fazer com os avós e eles contaram quais eram os seus brinquedos preferidos quando eram pequenos. Muitos brinquedos esquecidos foram lembrados: pião, bolinha de gude, três-marias (também conhecida como cinco-marias), bambolê, boneca de pano, bola de meia, carrinho de madeira, cavalinho de pau, entre outros.


Registrei o nome da cada brinquedo e contamos quantos votos cada um teve. Para que as crianças tivessem uma noção maior de quantidade transferi as informações para um gráfico de barras e separamos os brinquedos por quantidade de votos. Comparamos como eram os brinquedos na época dos avós e como eles são atualmente e combinamos de construir alguns durante o mês! Já fizemos cavalo de pau e bola de meia.
Gráfico com o resultado da pesquisa

A próxima proposta é que as crianças construam brinquedos com os pais em casa e depois tragam para mostrar aos amigos!


Brincando de passa anel

9 de abril de 2011

Por um mundo melhor!

Uma semana de muita tristeza e de muita dor! Como educadora sinto a necessidade de gritar por um mundo melhor, por crianças mais crianças, adolescente com brilho nos olhos e esperança de um futuro melhor!
Sofri muito e ainda sofro ao pensar em cada jovem morto por alguém que também precisou de família, amor e carinho. Infelizmente a loucura e a falta de amor ao próximo fez com que ele se tornasse um monstro assassino, frio e cruel.

O que precisamos fazer para impedir que isso aconteça novamente? O que está faltando nos corações  para termos tanta violência com o próximo!

Vou dividir aqui um lindo texto de oração que uma amiga postou no orkut hoje e acredito que resume bem o que desejamos para nossos alunos e nossos filhos:

"Senhor, as nossas crianças precisam de Deus, de crescer com valores humanos e cristãos, que ajudem a fazer melhor suas escolhas.



Elas precisam de um lar equilibrado e pais que se amem, para que elas não percam o valor do amor e da vida;


Nossas crianças precisam ser crianças e não trabalhar antes da hora ou roubar os seus direitos financiando guerras de adultos inconseqüentes;


Elas precisam de saúde e segurança para crescer e ajudar o nosso país a conquistar o futuro de outras crianças;


Senhor, as nossas crianças precisam de paz, de viver sem medo e sem o horror da violência;


De uma casa para morar; De liberdade para sorrir e brincar;


Peço Senhor, que nossas crianças tenham a oportunidade de estudar, de aprender a ler e escrever e encontrar a sua vocação;


Precisam de pais que participem e de diversão, para que cresçam normais;


De brinquedos sadios, que não destruam suas consciências;


Pipoca, guaraná, cinema, praia, futebol, amizade, tranquilidade, carinho, bichinhos, tios e avós…


Senhor, as nossas crianças precisam de mim e de você que está rezando por elas agora!


Depende de nós… a felicidade de nossas crianças”.


“Ó meu bom Jesus, que a todos conduz, olhai as crianças do nosso Brasil!”