20 de julho de 2011

Letra cursiva na Educação Infantil

Esta semana foi publicada no g1 uma reportagem dizendo que nos EUA começaram a abolir o ensino da letra cursiva. Leia na íntegra aqui

Alguns estados americanos avaliaram que o mais importante é se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma). Aqui no Brasil, dentro da proposta construtivista, utilizamos a letra bastão para alfabetizar, pois ela é de fácil visualização e não exige movimentos mais complexos na hora da escrita.


"O argumento dos defensores desta lei, que provocou polêmica nos Estados Unidos nas últimas semanas, é de que hoje as crianças praticamente não necessitam mais escrever as letras com caneta ou lápis no papel. Seria mais importante elas aprenderem a digitar mais rapidamente, já que quase toda a comunicação acontece por meio de letras de forma nos celulares e computadores."

A criança moderna, que tem acesso a todo tipo de mídia, que lê e escreve no computador, precisa de conteúdos mais instigantes do que simples treinos de caligrafia. A sociedade já não exige mais que a pessoa tenha uma boa letra para escrever textos, já que tudo é feito no computador!

"As escolas devem decidir se pretendem ensinar letra cursiva, mas recomendamos que deixem de ensinar e se foquem em áreas mais importantes. Também seria desnecessário encomendar apostilas que ensinem letra cursiva", diz um memorando do Departamento de Educação de Indiana. "
-Quanto tempo se perde na Educação Infantil com atividades de cobrir pontilhados, com cadernos de caligrafia que acabam estressando a criança e fazendo-a perder o estímulo de frequentar a escola!

"Esses Estados, assim como outros 40, integram o Common Core Stated Standards Initiativa (Iniciativa para um Padrão Comum de Currículo), responsável por tentar padronizar o ensino básico nos Estados Unidos. O grupo defende abertamente o fim do ensino da letra cursiva.
No Brasil, principalmente na última década, há uma nova metodologia no ensino da letra cursiva, mas não seu abandono nas escolas. "Não conheço escola que não a utilize mais", afirma Fernanda Gimenes, diretoria pedagógica da área de português do colégio bilíngue Playpen. "Ela perdeu a prioridade. Antes, o aluno era alfabetizado na cursiva. Hoje, mais do que ensinar uma técnica, queremos desenvolver as habilidades de leitura e escrita."

Separar o aprendizado da cursiva como requisito para que uma criança seja considerada alfabetizada é uma conquista recente, praticamente da última década. "Vemos como uma evolução, não uma condição", diz Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco. Mesmo que o aluno opte pela letra bastão no futuro, o aprendizado da cursiva, segundo Esther, é fundamental para desenvolver a coordenação motora fina. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Não concordo que a escrita cursiva é fundamental para desenvolver a coordenação motora fina, existe uma série de atividades muito mais divertidas que estimulam a coordenação: brincar com massinha, cortar e recortar papel, desenhar e colorir. Utilizar o mouse no computador, fazer atividades utilizando o paint, tudo isso trabalha a coordenação motora fina!

Não sou contra o ensino da letra cursiva, só acho um absurdo escolas que fazem questão que a criança recém alfabetizada tenha uma letra perfeita e cobram o aprendizado da letra cursiva dos professores da Educação Infantil. Sempre digo que não vou perder o tempo precioso em sala de aula fazendo pontilhados para a criança cobrir. Alguns alunos fazem o próprio nome com a letra cursiva, eles tiveram interesse, começaram a tentar escrever seu nome "de mãozinha dada"(como eles chamam a letra cursiva) e eu achei melhor ensinar a forma correta, tudo naturalmente, sem cobranças e aceitando cada tentativa de aprendizagem! 

A criança na Educação Infantil tem que brincar muito, criar e recriar, precisa ter a sua curioisidade estimulada através de projetos!
Fiquem atentos às escolas que cobram letra redondinha, que mandam 3 folhas de tarefas e entopem as crianças de conteúdo na Educação Infantil! Informem-se, conheçam os parâmetros curriculares da Educação Infantil e veja quais são as necessidades das crianças nessa fase!

2 de julho de 2011

As descobertas na alfabetização

Vivemos um momento de revisão da educação escolar, de seu papel e seu alcance. Juntamente com isso, vem o desafio da construção de um perfil profissional para o professor com base no seu trabalho em sala de aula. O professor precisa ter clareza de objetivos e de sua intervenção pedagógica, mas também flexibilidade e sensibilidade. "A formação docente hoje é compreendida como um processo permanente de desenvolvimento profissional: estudos, atualizações,discussões e principalmente de troca de experiências", que é o que proponho aqui,neste blog.

Iniciarei uma série de postagens sobre este momento tão importante e especial que é a descoberta da leitura e escrita. Falarei sobre métodos,teorias,letras e todo o aprendizado que envolve esta etapa na vida escolar da criança!Acompanhem,participem e deixem suas opiniões! 

Na minha busca pelo conhecimento iniciei um curso em 2004 sobre Alfabetização e Letramento e tive a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela professora e Doutora Telma Weisz. Para quem gosta de se atualizar, sugiro que assista aos vídeos feitos pela revista Nova escola que mostram a descoberta da leitura e da escrita pelas crianças e todo o processo pelo qual elas passam. São momentos incríveis de descobertas e de respeito ao "erro" do aluno. O erro é visto como construção das hipóteses,faz parte do desenvolvimento e o professor deve ter o conhecimento para fazer as intervenções necessárias para o avanço do seu aluno.
"O bonito da verdadeira educação é ser um caleidoscópio: a diferença a todo instante é seu charme e beleza; cada momento revela algo de novo e surpreendente. A educação deve formar pessoas diferentes, não clones, réplicas intelectuais."(Cagliari 1999, p.109)

Observem neste vídeo,como a criança vai construindo o seu conhecimento a respeito da leitura e da escrita! 


Outros vídeos também estão disponíveis no site da Nova Escola,vale a pena assistir!

Telma Weisz é Doutora em Psicologia ,criadora do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Seu trabalho no Programa Letra e Vida é referência nas pesquisas sobre alfabetização no Brasil.