27 de novembro de 2012

Enfeites de Natal 2

Achei alguns enfeites de natal pela net e quero dividir com vocês!
Este primeiro estamos confeccionando com as crianças e foi tirado da revista Projetos Escolares:




Anjinhos:



Árvore de Natal













Papai Noel










São tantos modelos lindos que encontramos na net!
Eu já escolhi o meu e você?


Posted using BlogPress from my iPad

20 de novembro de 2012

Leitura para o Dia da Consciência Negra

 Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, trago algumas sugestões de leitura para explorarmos este tema,que inclusive faz parte do currículo escolar.

Pretinho,meu boneco querido (Maria Cristina Furtado-Editora do Brasil): 
Tudo começa no aniversário de 8 anos de Nininha, quando ganha de presente um boneco negro como ela. Logo que chega, Pretinho tem de lidar com o ciúme e com o preconceito dos demais bonecos, que não o aceitam pelo fato de ele ser negro. Com novo projeto gráfico e novas ilustrações, essa comovente história ajuda a discutir o preconceito racial e faz refletir sobre como são infundadas todas as formas de discriminação.


As tranças de Bintou(Sylviane Anna Diouf-Editora Cosac Naify):
Uma menina que vive na África sonha ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. O livro elege a fantasia como valor capaz de recobrar o sentido mais profundo da infância. Suas belas ilustrações e os personagens bem delineados são capazes de trazer ao leitor uma visão da cultura africana, permitindo, assim, repensar também a cultura brasileira.
 
Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado- Editora Ática):
A história fala sobre um coelho branquinho que queria ser pretinho igual a Menina Bonita do laço de Fita. As crianças adoram esta história!




Menino Marrom(Ziraldo-Ed. Melhoramentos):
Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. 'Quem inventou que o contrário de preto é branco?'.'Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?'. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas.


Maria Borralheira(Silvio Romero-Ed. Scipione):
Maltratada pela madrasta cruel e suas duas filhas, Maria Borralheira encontra uma varinha de condão e vai à festa da cidade ricamente vestida e a bordo de uma linda carruagem. Na hora de voltar para casa, perde um dos chapins de ouro que tem nos pés. O filho do rei, apaixonado, manda encontrarem a dona. Este conto popular, recolhido por Sílvio Romero no interior de Sergipe, é uma versão espirituosa e deliciosamente brasileira do clássico infantil Cinderela.



O cabelo de Lelê(Valéria Belém- Companhia Editora Nacional):
O livro conta a história de uma menina que queria saber porque seus cabelos são tão cacheadinhos...e vai buscar a resposta em um livro,ela aprende que por trás de cada cachinho tem uma história!




Bonequinha Preta (Alaíde Lisboa de Oliveira-Editora Lê): Mariazinha tem uma bonequinha muito querida que acaba sumindo!Um livro gostoso de se ler,que traz um suspense,fazendo com que as crianças fiquem atentas o tempo todo!Ideal para os pequenos(3 a 6 anos). Esse livro é um dos que mais gosto para trabalhar com os pequenos!



Atualizando(20/11/2015):
Dica do blog Mãe com filhos:
Flavia e o bolo de chocolate, de Mirian Leitão
Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom - tão diferente da pele branquinha da mãe -, a jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos. Com ilustrações de Bruna Assis Brasil, a autora, ganhadora do Prêmio FNLIJ 2014 na categoria Escritor Revelação por seu livro infantil de estreia, A perigosa vida dos passarinhos pequenos, mostra que o mundo é feito de diferentes cores, pessoas e sabores. E que é justamente isso que o torna tão rico.



Aqui no blog já postei algumas atividades para trabalharmos este livro!
Se você tiver mais sugestões de livros que falem sobre a diversidade,pode compartilhar aqui com a gente!




12 de novembro de 2012

Ler por prazer


Ler por prazer

A leitura sempre esteve presente em minha vida, adorava ler de tudo, jornais, revistas e principalmete livros! Lembro que na minha época de estudante, li a coleção inteira "Só para gostar de ler" e lia muito, apenas pelo prazer de ler!

Minha filha acabou seguindo o mesmo caminho e vira e mexe procura algo diferente para ler, esta semana leu um livro de receitas e depois começou a ler uma bíblia infantil! Ela ainda tem 7 anos, mas seu conhecimento literário é muito grande!

Incentivo muito a leitura no dia-a-dia de meus alunos, leio tudo que é possível de se ler! Longe de cobranças de interpretação de textos, de perguntas óbvias, estimulando apenas o gosto por essa viagem tão incrível!

Os pequenos gostam de livros cheios de imagens, mas já trouxe textos sem ilustração  nenhuma e eles logo já foram falando:  "Ahhhhh, não tem desenho?" e eu pedi que enquanto eu estivesse lendo o "que estava escrito ali" era para eles imaginarem, criarem os desenhos na sua cabeça! Eles entraram na brincadeira e foi sensacional...após a minha leitura cada um desenhou a história do seu jeito!

Trago como indicação de leitura hoje, a coleção  "Corpim" de Ziraldo que exploramos muito no projeto "Tudo bem ser diferente" e foi um sucesso!!


  



      



Tenham uma ótima semana!
  



I blog with BE Write