8 de maio de 2013

Boi Bumbá

Durante nosso projeto "Moro num país tropical" falamos sobre as lendas da Região Norte e uma das lendas trabalhadas foi o Boi Bumbá que deu origem a tradicional Festa de Parintins:

"A história que envolve a dança é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade."

O Boi Bumbá possui diversas denominações em todo o Brasil. No Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba meu boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco, boi-calemba, na Bahia, boi-janeiro, etc.

Ao contarmos a história, utilizamos fantoches de colher de pau feitos pela professora Tamires, olha só como ficaram lindos!








Um comentário:

  1. Melissa,que ideia mais legal usar fantoches de colher de pau pra contar a história!Ficou lindo e deve ter agradado muito!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, ficaremos muito felizes!!